Realizando Migração de Servidor

Neste post você irá aprender a realizar migração de servidores do Microsoft Datazen através de restore em um servidor diferente do servidor do backup. Isto será util em situações onde você necessite escalar de um servidor Não Distribuído para um Distribuído (por aumento de acessos simultâneos e/ou concorrentes), quando você quiser emergencialmente disponibilizar uma nova instancia de datazen por problemas (disaster recovery) ou mesmo caso você precise trabalhar com várias instancias (Desenvolvimento, Homologação e Produção).


Como vimos no post Datazen Beginging – Parte 3 o Datazen disponibilizada uma chave de criptografia e um ID da instancia no momento da instalação que é gerada automaticamente pelo executável.

Dessa maneira, caso você execute uma nova instalação do Datazen um outro servidor, tanto o Instance ID quanto o Encryption Key de ambas instancias serão divergentes. Dessa maneira será necessário que você FORCE o instalador do Datazen a utilizar a mesma Instance ID e Encription Key do Servidor do qual retirou o backup. Dessa maneira, será possível realizar o restore desde conteúdo neste novo servidor.


Utilizaremos um servidor com Windows Server 2012 R2 (SRV-01), todos os pré requisitos para instalação da ferramenta configurados e o Microsoft Datazen instalado (para mais informações consulte os posts Datazen Beginging – Parte 2 e Datazen Beginging – Parte 3 da série Report Services 2016 / Datazen – Beginging). Retirei o backup deste servidor seguindo o post Datazen Beginning – Parte 12.

Feito isso, para demonstração, irei utilizar uma nova máquina, também com o Windows Server 2012 R2, configurada com os pré requisitos de instalação mas que ainda não possui o Datazen instalado (SRV-02).

Ao invés de você executar o instalador do datazen do modo comum (dando dois cliques) você irá chamá-lo através do prompt de comando da seguinte maneira:

<diretório_onde_está_o_instalador>\Datazen.Enterprise.Server.3.0.3327.exe DATAZEN_INSTANCE_ID=[id_instancia_original_backup] DATAZEN_ENCRYPTION_KEY=[chave_instancia_original_backup]

Os parâmetros DATAZEN_INSTANCE_ID e DATAZEN_ENCRYPTION_KEY irão obrigar o instalador a usar o id e chave que foram passadas como parâmetro ao invés de gerar isso em tempo de execução. 

Execute normalmente toda a instalação (de preferência usando os mesmos usuários de serviço para o Core Service e Data Acquisition Services que foram usados na instalação da instancia da qual o backup advêm).

Dessa forma SRV-01 e 0 SRV-02 serão espelhos

De posse do backup retirado da instancia do Datazen localizada no SRV-01, dentro do SRV-02 execute os seguintes comandos:

net stop datazen

Após ter parado o server, navegue até o diretório do Core Services. Use o comando abaixo caso tenha feito a instalação no diretório padrão:

cd "<diretório_instalação_datazen>\service"

Delete a pasta denominada Data que guarda as informações do Core Services. Use o seguinte comando:

rmdir /S /Q Data

Recrie o diretório Data (ele estará limpo):

mkdir Data

Agora realize o restore do backup que fora retirado no servidor SRV-01 usando o seguinte comando:

Raven.Server.exe -restore -src <diretório_do_backup> -dest Data

Espere pela mensagem “Esent Restore: Restore Complete“. Após isso, execute o comando abaixo para compactar os indices do Datazen, evitando assim fragmentações: 

esentutl /d Data\Data

Espere a operação concluir e após isso execute o comando abaixo que faz o reset de todos os índices do Core Services.

Datazen.Server.Service.exe /console /resetindexes /shutdown

Agora reinicie o servidor do Datazen com comando abaixo.

net start datazen

Se executado de maneira correta, será possível realizar restore do backup do servidor SRV-01 no datazen localizado no SRV-02 e vise-versa. 

Espero poder ajudá-los! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s