Datazen Beginning – Parte 11

Neste post da série Datazen Beginning você irá aprender sobre a Adminitração de segurança de Dashboard, Data Sources, KPIs e Painel de Atividades dentro do Painel de Administração do Datazen Server.


No post anterior da série – Parte 10 – você aprendeu como criar e publicar Deshboards usando o Datazen Publisher e na Parte 6 você aprendeu sobre a construção de KPIs dentro do Painel de Administração do Datazen Server.

Nesta etapa você entenderá como funcionam as opções e níveis de segurança dentro do Microsoft Datazen.


Primeiramente é necessário que você compreenda os níveis de segurança dentro da ferramenta. Observe a imagem abaixo:

01

É possível que um Usuário – ou Grupo de Usuários – do Core Services tenha acesso, dentro de cada Hub, a:

Um ou mais grupos de Dashboards:

02

Um ou mais Dashboards expecíficos (independente do grupo do qual faça parte):

03

Um ou mais grupos de KPIs:

04

Um ou mais Data Connections:

05

Painel de Atividades dos Dashboards e KPIs:

06


Agora vamos ver como administrar permissões a Dashboards, KPIs, Data Connections e Painel de Atividades dentro do Painel de Administração do Datazen Server.

Acesse o Control Painel como Admin, crie um novo usuário na aba Server Users e defina a senha para ele através do link que será gerado – Para mais informações, acesso a Parte 4 do conjunto de posts.

É possível que um usuário do Datazen Server tenha acesso a um ou mais Hubs em três níveis apenas um nível por Hub:

  1. Somente visualização – Essa permissão é concedida quando o usuário é adicionado ao Hub;
  2. Publisher – Com essa permissão o usuário pode criar e publicar Dashboads dentro do Hub. Ela é concedida marcando o Check box Publisher quando dado o acesso ao usuário dentro do Hub;
  3. Owner – Com esse nível de permissionamento o usuário poderá acessar o painel de Controle do Hub, criar KPIs, dar ou retirar acesso de outros usuários, excluir objetos, etc.

Observação – O nível de permissão Owner do Hub só poderá ser concedido pelo Administrador do Datazen pois isso somente é possível editando o Hub.

Agora acesse a aba Users das opções de configuração do Hub Adventure Works. Adicione o usuário que acabou de criar ao Hub e marque o check box Publisher.

Observação 2 – Caso você queira retirar o acesso de um usuário a um Hub basta, dentro da aba Users, Clicar no botão de exclusão do canto direito do registro desse usuário específico. Mas isso somente será possível se ele não for um dos Owners do Hub. Se for, você precisará antes retirar a permissão de Owner desse User.

Entendido isso, o funcionamento do controle de permissões de usuários dentro da ferramenta é bastante simples.

Você pode criar grupos de usuários na aba User Groups dentro de cada Hub e adicionar os usuários que já fazem parte do Hub dentro desses grupos. Dessa maneira, poderá atribuir permissões de forma macro.

07

Na aba Permissions será possível você perceber as quatro possibilidades de permissionamento que citei acima.

08

É possível que você conceda permissão a nível de Grupo de Dashboard ou a nível de Dashboard mudando a seleção Dashboards & Dashboard Groups. É possível também conceder essa permissão a nível de usuário ou de grupo de usuários mudando a seleção Set permissions for:.

Em Data Sources e KPIs funciona de forma semelhante que na aba Dashboards, exceto pelo fato de que não é possível dar permissão a um objeto de nível inferior a Grupo de KPIs ou Data Connections.

Ou seja, caso você queira que um usuário acesse somente um KPIs ou um Data View específico, terá de criar um grupo de KPIs ou um Data Connection específico para ele.

Outro ponto interessante a ser observado com relação à segurança do Datazen é o o painel de atividades. É possível que os usuários interajam através dos aplicativos Datazen Viewer discutindo e dando opinião acerca dos dados apresentados em casa um dos objetos do Datazen Server (Dashboards e KPIs).

10

Os acesso podem ser concedidos a um usuário específico ou grupo de usuários de três maneiras:

  1. No Access – O usuário não terá acesso a nenhuma das informações do painel de atividades;
  2. Read Only – O usuário poderá somente ler os comentários do painel de atividades;
  3. Full Access – O usuário poderá interagir com os demais usuários, não somente lendo, mas também comentando dentro do Painel.

09


O próximo post será o ultimo da série Datazen Beginning. Nele você aprenderá sobre algumas funções administrativas do Datazen Enterprise Server.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s