Datazen Beginning – Parte 4

Nest post da série Datazen Beginning você irá aprender sobre os tipos de autenticação de usuários no Microsoft Datazen e a administrá-los, bem como entender o que são os Hubs, para que eles são usados e a desenvolvê-los.


O Datazen Enterprise Services possui quatro maneiras distintas de prover a autenticação de usuários. São elas:

  1. Autenticação Default – Nesse modelo de autenticação você terá os dados de usuários e sua validação de senha feita dentro do Core Service. Quando essa opção é usada, ao criar o novo usuário uma URL será disponibilizada para que esse user crie uma senha de acesso. Após criado, o password poderá ser alterado a qualquer momento através do Painel de Administração;
  2. Autenticação via Active Directory – Basicamente, após configurado a conexão do Datazen Server ao Active Directory (isso pode ser feito na instalação – Veja na Parte 3 do conjunto de posts – ou, após a instação, dentro do Painel de Administração, na aba Authentication), os usuários cadastrados no Datazen terão suas informações absorvidas do AD inclusive a senha de acesso;
  3. Autenticação via ADFS – Para que seja possível configurar esse tipo de autenticação é necessário que você possua um servidor ADFS. Então, assim como no Active Directory, as informações de usuários virão a partir desse server (Esse tipo de autenticação será explicado na Série Datazen – Advanced).
  4. Autenticação Externa – Esse tipo de autenticação é utilizado em situações onde o usuário não precisa logar diretamente no Datazen Server. A autenticação é realizada via header ou cookie da requisição HTTP. Para que isso seja possível é necessário efetuar configurações externas (proxy ou IIS, por exemplo).

Agora que você aprendeu sobre os tipos de autenticação com as quais o usuário poderá ter acesso ao Datazen, irá aprender a administrar esses users.

Primeiramente você terá que se conectar ao painel de Administração do Datazen Server. para isso, se você seguiu a Parte 3 do conjunto de posts, acesse localhost:<porta>\cp. Essa URL dependerá de como você executou a instalação do Datazen.

Captura de Tela 2015-09-04 às 01.51.54

Para logar, digite Admin no campo de Username e a senha que você definiu na instalação para o Administrador do Core Service (para relembrar, veja na Parte 3 a quinta janela de instalação).

Para que seja possível criar um usuário será necessário que você clique na Aba Server Users no Painel de Administração.

Captura de Tela 2015-09-04 às 01.57.33

Ao fazê-lo você irá clicar no botão localizado no canto superior direito com nome Create User. Será aberta uma aba aonde será possível digitar todas as informações do Usuário.

Captura de Tela 2015-09-04 às 02.05.35

Feito isso, Caso os modos de autenticação do Active Directory ou ADFS estiverem configurados e esse usuário for membro de um dos dois servers, não será necessário definição de senha para o User. Porém, caso esses modos de autenticação não estiverem configurados ou o usuário não seja um de seus membro, o Datazen irá disponibilizar uma URL para que o User configure sua senha que será armazenada no Core Service. Essa URL ficará disponível na aba de Server Users em um link ao lado do nome do usuário.

Captura de Tela 2015-09-04 às 02.08.04

É necessário que pelo menos um usuário esteja configurado para que seja possível criar um ou mais Hubs pois cada Hub precisa de um owner.

Os Hubs são organizadores de Dashboards e KPIs dentro do Datazen Server. A proposta da aplicação é que você utilize de Hubs distintos para cada departamento de análise (Data Mart).

Na aba Home dentro do Painel de Administração clique em Create BI Hub.

Captura de Tela 2015-09-04 às 02.34.46

Para Criação do Hub você definirá o seu nome, o seu owner e a quantidade de usuários que poderão conectar-se simultaneamente dentro do Hub (para instalações não distribuídas é recomendado um máximo de 50 usuários).

Captura de Tela 2015-09-04 às 02.45.47

Após isso será possível observar que um novo conjunto de opções fora disponibilizado no Painel de Administração do Datazen. Essas opções são relacionadas a cada Hub criado.

Captura de Tela 2015-09-04 às 02.49.52

O permissionamento de usuários é realizado primeiramente a nível de Hub. Dentro de cada Hub é possível definir permissões a nível de Dashboards, KPIs, Data Sources e Activitys.

Captura de Tela 2015-09-04 às 03.13.05

Os nomes e configurações são muito intuitivos exceto as permissões de Activitys. Esse tipo de acesso é relacionado ao painel de comentários do KPI ou Dashboard (você verá mais sobre o painel de comentários no post em que estiver aprendendo sobre KPIs).

Todos os tipos de permissões são configurados por Usuário ou por Grupos de Usuários (você poderá criar os grupos na aba de configurações do Hub denominada User Groups).

Para dar acesso a um usuário ou um grupo de usuários basta selecionar o objeto ou grupo de objetos, o usuário ou grupo de usuários e selecionar ou não o check box Allow Access. No caso de permissionamentos relacionados às atividades (Activitys) você tem as opções:

  1. No Access – O usuário ou grupo de usuários não terá acesso a criar ou ler comentários de atividades nos KPIs e Dashboards;
  2. Read Only – O usuário ou grupo de usuários terá acesso de somente leitura aos comentários realizados;
  3. Full Access – O usuário ou grupo de usuários terá acesso a criar e ler comentários nas atividades.

Captura de Tela 2015-09-04 às 04.41.04


No próximo post você aprenderá sobre extração de dados (Data Sources) no Microsoft Datazen.

4 comentários sobre “Datazen Beginning – Parte 4

  1. Pingback: Datazen Beginning – Parte 5 | Arthur Luz | Data's Light

  2. Pingback: Datazen Beginning – Parte 6 | Arthur Luz | Data's Light

  3. Pingback: Datazen Beginning – Parte 11 – Arthur Luz | Data's Light

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s