Datazen Beginning – Parte 3

Neste post da série Datazen Beginning você irá aprender a instalar a nova ferramenta de análises de dados da Microsoft, o Datazen


O Datazen Enterprise Server pode ser implantado em ambiente padrão do Windows Server em máquinas físicas, máquinas virtuais ou em VMs no Azure.

Arquitetura

 O Datazen geralmente é implantado em um ambiente corporativo de TI, integração com o Active Directory para autenticação de usuário e conexão à fonte de dados. As aplicações Client (aplicativos de visualização) comunicam-se somente com o Datazen Server. Em outras palavras, eles não acessar as fontes de dados diretamente.

As aplicações Client podem acessar o Datazen Server dentro ou fora do ambiente de TI desde que o Datazen Server esteja configurado para acesso externo.

Captura de Tela 2015-08-17 às 23.24.59

Componentes do Servidor

O Microsoft Datazen é formado por um conjunto de softwares com responsabilidades distintas. São eles:

Captura de Tela 2015-08-17 às 23.32.11

Core Service – Serviço do Windows que contém o Repositório. Armazena usuários, KPIs, dashboards, data views, mapas personalizados, permissões. Projetado para acesso rápido lido por um grande número de clientes.

Data Acquisition Service – Serviço do Windows que consulta periodicamente fontes de dados externas e armazena em cache resultados no Serviço de Repositório Core.

Rendering Service – Serviço Windows responsável pelo processamento de miniaturas e do painel de renderização.

Web Applications – Interface voltados para o cliente para todos os aplicativos Client.

Instalação – Datazen Enterprise Server

Para que seja possível dar continuidade à instalação, é necessário que você tenha o servidor Windows Server 2012 R2 configurado com base na Parte 2 da série.

O instalador do Datazen Enterprise Server contém os quatro principais recursos do servidor: Serviço Core, Service Data Acquisition, Rendering, e Web application. A instalação de todos os serviços é imprescindível para o funcionamento da solução.


Primeiramente, será necessário que você efetue o download do Microsoft Datazen. Segundo a Microsoft, qualquer um que possua a licença Enterprise do SQL Server 2008 poderá efetuar o download gratuito da Solução.

Eu não percebi, ao realizar o download, nenhum pedido de verificação com relação à essa prerrogativa. Por tanto, creio eu que nessa etapa de divulgação pós aquisição da ferramenta, não está havendo nenhum tipo de crivo para download.

Para download clique aqui.

Após efetuado o download, abra o instalador e você irá se deparar com a primeira janela de instalação. Dê Next.

Na segunda janela, concorde com os termos de instalação e em seguida pressione Next.

Captura de Tela 2015-08-17 às 23.47.39

Nessa terceira janela será possível selecionar quais componentes você irá instalar. Por default, todos os recursos vem selecionados. Como estamos efetuando a instalação não distribuída, apenas clique em Next.

Na quarta janela de instalação você irá escolher o Usuário que será o administrador do Core Service.

Captura de Tela 2015-08-17 às 23.47.53

Se você não determinar uma conta para o Admin do Core Service, por padrão o Datazen irá usar o System User Admin da maquina. Por questões de segurança, não é recomendado que você o use. Portanto, crie um usuário local na máquina. Desde que você instale a aplicação com run as Administrator, o Datazen irá se encarregar de fornecer a essa conta local as devidas permissões que são:

  • Modificar os arquivos na pasta de destino da instalação Datazen Enterprise Server.
  • Iniciar a sessão do Datazen como um serviço.
  • Fazer backup de arquivos e diretórios.
  • Substituir um token de nível de processo.
  • Seja um membro do grupo Usuários de log de desempenho.

O LocalSystem tem privilégios além do que é necessário para a operação Serviço do Core, e pode aumentar muito o risco com relação à segurança da aplicação.

A quinta janela de instalação irá possibilitar que você determine a senha do Admin.

Captura de Tela 2015-08-17 às 23.48.03

Na sua sexta janela de instalação será possível determinar, caso você possua, os dados do Active Directory.  Se você não possuir o AD, selecione a opção Default.

Captura de Tela 2015-08-17 às 23.48.10

Caso o servidor do Datazen faça parte do Domínio do AD, basta que você preencha o campo Domain e deixe os demais campos em branco. Caso o Servidor no qual você instalou o Datazen não seja um membro do Active Directory, será possível conectar-se ao AD através de uma conexão LDAP. Para isso, deixe o campo Domain em branco e preencha os dados de Username, Server e Password do usuário responsável por realizar a consulta no AD (para mais informações sobre conexão LDAP, acesse o seguinte link).

Na sétima janela de instalação do Microsoft Datazen será disponibilizada a chave de criptografia do serviço de repositório central.

Captura de Tela 2015-08-17 às 23.48.17

Esta chave é necessária, caso você necessite realizar um restore dos dados do Core. Garanta que essa chave será armazenada com segurança.

Na oitava janela da instalação o Datazen irá disponibilizar o ID da instância.

Captura de Tela 2015-08-17 às 23.48.26

Essa informação é necessária quando você realiza a instalação distribuída dos serviços do Datazen.

Na nona janela de instalação você irá determinar o Admin do serviço de Data Acquisition Service.

Captura de Tela 2015-08-17 às 23.48.32

Por padrão, é aconselhável que você utilize o usuário LocalSystem para esse serviço, a não ser que a fonte de dados requeira um contexto de usuário de domínio específico que não pode ser definido na Connection String. Nesse caso, você precisará inserir os dados de Username e Password. Caso contrário pressione Next e na próxima tela defina o Password para a conta LocalSystem.

Na décima tela de instalação será possível determinar as informações do Web Applications que estão contidas no Internet Information Services que fora instalado e configurado na Parte 2 desse conjunto de posts sobre Datazen.

Captura de Tela 2015-08-17 às 23.48.40

Defina a porta e host na qual o serviço Web irá rodar. Caso você deixe o host em branco ele usará o localhost por default.

Na décima primeira tela de instalação será possível inserir os dados do servidor de SMTP para envio de emails através do Datazen.

Captura de Tela 2015-08-17 às 23.48.47

Preencha os campos de SMTP server address, SMTP server port e email padrão de envio. Caso não possua um servidor de envio de emails, deixe os campos em branco.

Pressione Next na próxima e ultima tela de instalação do Datazen. Após finalizado, todos os serviços do Datazen estarão disponíveis no seu servidor Windows Server 2012 R2.

Instalação – Datazen Publisher e Datazen Viewer

Para instalar o Datazen Publisher e Viewer – aplicativos responsáveis pela criação, publicação e visualização de Dashboards (veja mais sobre na Parte 2 do conjunto de posts) – entre na loja de aplicativos windows (Store) e pesquise por Datazen Publisher e Datazen Viewer. Instale os dois aplicativos.

Como fora explicado na Parte 2, por padrão, o Windows Server 2012 R2 bloqueia o acesso ao localhost para os aplicativos que advêm da Store. É necessário que você libere o acesso para eles.

Para isso, entre no abra o programa Loopback Exemption Manager (Ele terá o nome de Enable AppContainer Loopback) que foi instalado na etapa de configuração do Servidor do conjunto de posts e marque os dois apps que foram instalados – Datazen Publisher e Datazen Viewer. 

Captura de Tela 2015-08-19 às 01.24.20


 Observações

Para implantações de desenvolvimento e testes, um único servidor com todos os recursos do Microsoft Datazen instalados deve ser suficiente. Uma única configuração de servidor também pode ser usado em ambientes de produção, suportando até 500 usuários registrados (assumindo pico de usabilidade com 50 usuários simultaneamente).

Por motivos de desempenho, segurança e disponibilidade a implantação de servidor único não é recomendada.  Para implantações maiores, é recomendado a instalação Distribuída (essa forma de configuração e instalação será abordada nos tópicos avançados da série).


No próximo post da série Datazen Beginning você aprenderá a configurar User e Hubs no Painel de Controle do Microsoft Datazen.  

14 comentários sobre “Datazen Beginning – Parte 3

  1. Prezado, ótima tarde! Tudo bem?

    Eu não entendi muito bem a tua pergunta.

    O Datazen tem 4 formas de Login:
    Default – Quando você configura um acesso dentro do server;
    AD;
    LDAP;
    Acesso externo.

    A respeito de quais formas de acesso você está se referindo?

    Curtir

  2. wide

    Arthur , configurei o datazen para autenticar pelo AD, mas ao tentar acessar o dashboard ele sempre pede o login a senha. Quero acessar o dashboard tem acesso publico, ou seja não seja necessário digitar login e senha. Qual das formas de autenticação você me sugere. Pois vou acessar o dashboard em uma outra aplicação usando o Iframe. O controle de acesso ao dashboard será feito por essa aplicação.

    Curtir

  3. Wide, otima tarde.
    Desculpe o delay para te responder, mas é que ultimamente tenho estado bastante ocupado.

    Vamos lá. Ainda não compreendi muito bem. Você Esta querendo que o usuário, ao acessar uma URL espefica seja direcionado para um dashboard do datazen sem que seja necessário logar com sua conta dentro do viewer da web? É isso?

    Curtir

  4. Pingback: Datazen Beginning – Parte 4 | Arthur Luz | Data's Light

  5. Pingback: Datazen Beginning – Parte 5 | Arthur Luz | Data's Light

  6. Pingback: Datazen Beginning – Parte 7 | Arthur Luz | Data's Light

  7. Luiz Carlos

    Prezado Arthur

    Eu já tinha enviado um erro na configuração do datazen no qual estou tentando instalar aqui na empresa que trabalho, ai revi os conceitos e notei que não tinha reiniciado o server e alem disso não tinha baixado os APP que vc recomendou.
    Pois é, reiniciei a maquina e depois baixei os APP posteriormente instalie o datazen, mas ao acessar no browse via localhost deu este erro localizado no arquivo log, que é basicamente erro no usuario, sendo que este user é ADMIN:

    URL reservation delete failed, Error: 2
    The system cannot find the file specified.

    Eu gostaria de saber se vc já passou por isso e qual a solução que vc acho pra resolver, por que realmente não estou conseguindo.

    Att

    Curtido por 1 pessoa

  8. Olá, Luiz Carlos!

    Desculpe a demora para responder. Esses últimos dias foram MUITO corridos para mim. hehehe

    Bom, vamos lá. Eu nunca tive esse problema em TODAS as instalações de Datazen que já fiz (tanto para testes quanto para clientes).

    Gostaria de saber se vc seguiu os seguintes passos para que eu talvez consiga ajudar você:

    1) Está em um Windows Server 2008 R2, 2012 ou 2012 R2?
    2) Fez a configuração do Web Application (.Net Framework) e do Web Server (IIS) com seus respectivos componentes?
    3) Fez a instalação corretamente do Datazen (seguindo o passo-a-passo)?
    4) está tentando acessa-lo pelo browser do mesmo servidor onde o instalou ou de um server externo?
    5) está usando a mesma porta que configurou na instalação?

    Respondidas essas perguntas a gente vê o que ocorreu. 🙂

    Grande abraço!

    Curtir

    1. Luiz Carlos

      Boa tarde Arthur, esta é a config do meu server.

      – Windows Server 2012 R2 Standart
      – .net framwork 4.5
      – web server suport
      – webserver (IIS)
      – common http features (5 of 6 installed)
      – hearth and diagnostics (3 of 6 installed)
      – performance (installed)
      – security (8 of 9 installed)
      – Application Development (4 of 11 installed)

      – Segui os passos conforme foi feito no seu video, inclusive criando um usuario novo, alem de deixar para acessar o no browser no mesmo servidor
      http://localhost:80/cp
      – E a mesma port 80.

      Curtido por 1 pessoa

  9. Pingback: Realizando Migração de Servidor – Arthur Luz | Data's Light

  10. Pingback: Report Services 2016 / Datazen Beginning – Parte 13 – Arthur Luz | Data's Light

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s