Datazen Beginning – Parte 2

Neste post da série Datazen Beginning você irá aprender a preparar o seu servidor Windows Server 2012 R2 para receber a instalação da nova ferramenta de analises de dados da Microsoft, o Datazen.


Agora que você já sabe o que é e para que serve o Microsoft Datazen, será necessário configurá-lo em um servidor. Para tal, é necessário que alguns pré requisitos sejam atendidos. São eles a instalação do servidor web Internet Information Services (IIS), do servidor de aplicação ASP.NET e do Desktop Experience. É através da instalação do desktop experience é disponibilizado o acesso à loja de aplicativos da Microsoft a partir da qual, mais tarde, instalaremos o Datazen Publisher e Viewer.

Para auxiliar na instalação, o Windows Server possui o Server Manager. Através dele é possível fazer o download de todos os itens necessários para preparar o servidor para receber o Microsoft Datazen.

Os passos a seguir irão guiar a instalação e configuração no Windows Server 2012 R2 dos itens que são pre requisitos para o Microsoft Datazen.


No menu iniciar do windows, selecione o Server Manager.

2

No canto superior esquerdo, selecione a opção Local Server.

3

Desça a barra de rolagem até a aba ROLES AND FEATURES e em TASKS, selecione Add Roles and Features.

4

Selecione a opção next para as abas Before You Begin, Installation Type e Server Selection. Em Server Roles marque as opções Application Server e Web Server (IIS).

5

Na aba Features, é necessário expandir a opção .NET Framework 4.5 Features e marcar ASP.NET 4.5 e a opção User Interfaces and Infrastructure marcando Desktop Experience.

Captura de Tela 2015-08-13 às 22.29.41Captura de Tela 2015-08-13 às 22.29.29

Em Web Server Role (IIS) selecione Next. Em Role Services na aba Security selecione as opções Basic Authentication e Windows Authentication. Ainda em Web Server Role, na aba Application Development selecione as opções .NET Extensibility 4.5, ASP.NET 4.5, ISAPI Extensions e ISAPI Filters. Prossiga com Next.

Captura de Tela 2015-08-13 às 22.30.14

Siga com o next na aba Application Server. Em Role Services (caso não já esteja selecionado) marque a opção Web Server (IIS) Support. Siga com next.

Captura de Tela 2015-08-13 às 22.30.30

Em Confirmation será possível observar tudo que será instalado. Selecione a opção Restart the destination server automatically if required e pressione instalar.

Captura de Tela 2015-08-13 às 22.30.39

Após a instalação, caso o servidor não reinicie automaticamente, é necessário que você o faça. Após isso, ao clicar em mais opções no menu iniciar, será possível perceber que a loja de aplicativos da microsoft e que o Internet Information Services foram instalados com sucesso.

Captura de Tela 2015-08-13 às 22.32.38


 Observações

  1. Caso você esteja usando uma VM com o Windows Server 2012 R2 instalado, é preciso que você configure uma outra placa de rede com uma configuração de IP externo. Será através desse IP que os dispositivos móveis com o Datazen Viewer instalado terão acesso ao servidor com os Dashboards publicados. 
  2. Por padrão no Windows Server 2012 R2, todos os aplicativos que advêm da loja de aplicativos da Microsoft (Store) tem conexão à rede bloqueada. Para que seja possível, mais tarde, conectarmos o Datazen Publisher e Datazen Viewer ao Servidor será necessário que o acesso à rede para eles seja disponibilizado. Por hora, como você ainda não instalou os aplicativos, será necessário que faça o download e instalação da ferramenta Loopback Exemption Manager. Através dela será possível liberar o acesso aos aplicativos. Faça o download aqui.

Agora que o Windows Server 2012 R2 foi configurado, no próximo post você aprenderá a efetuar a instalação básica da nova ferramenta de análise de dados da Microsoft, o Datazen. (A instalação distribuída será abordado somente nos posts Advanced da série).

3 comentários sobre “Datazen Beginning – Parte 2

  1. Pingback: Datazen Beginning – Parte 3 | Arthur Luz | Data's Light

  2. Pingback: Datazen Beginning – Parte 7 | Arthur Luz | Data's Light

  3. Pingback: Realizando Migração de Servidor – Arthur Luz | Data's Light

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s