Datazen Beginning – Parte 1

download“Hoje eu estou animado para anunciar a aquisição da Datazen Software, uma empresa líder em inteligência de negócios móvel e visualização de dados em dispositivos Windows, iOS e Android. Esta aquisição acelera nossa estratégia de Power BI para ajudar as organizações a criar uma cultura de dados com ferramentas acessíveis, fáceis de usar para extrair o máximo valor dos dados – a partir de qualquer lugar, em qualquer dispositivo.”

(Kamal Hathi, Partner Director, Cloud + Enterprise, Microsoft, 04/2015, The Official Microsoft Blog)


Esta série do Blog Data’s Light será composta por um conjunto de posts abordando todas as vertentes da nova ferramenta de análises de dados da Microsoft, o Datazen (desde sua instalação até a construção de dashboards avançados).

Esta série será construída e disponibilizada segundo a seguinte estrutura:

Datazen Beginning

  1. OverViewer;
  2. Configurações de servidor – Windows Server 2012 R2;
  3. Instalação do Microsoft Datazen – Não Distribuida;
  4. Painel de Controle 1 – Tipos de Autenticação e como administrar Hubs e Usuários;
  5. Painel de Controle 2 – Extração de Dados;
  6. Criando KPIs;
  7. Criando DashBoards 1 – Introdução ao Datazen Publisher;
  8. Criando Dashboards 2 – Introdução aos Tipos de componentes de criação de Dashboards;
  9. Criando Dashboards 3 – Tipos de Data Views e de Dashoboard Runtime;
  10. Criando e Publicando Dashboards;
  11. Painel de Controle 4 – Administrando KPIs e Dashboards – Segurança;
  12. Painel de Controle 5 – Demais Opções de Administração;

Datazen Advanced

  1. Criação de Brandings customizados; 
  2. Criação de Dashboards 1 – Trabalhando com Seleção Hierarquica e Drill Throughs;

Neste primeiro post da série, será disponibilizado um overview da ferramenta.


A citação disponibilizada no início do post se refere à aquisição da Empresa Datazen Software pela Microsoft a qual se fundiu, não somente a nível de software, mas a nível de equipe ao time da multinacional.

server
“… análise para qualquer tipo de dispositivo…”

O Microsoft Datazen foi projetado para permitir o rápido desenvolvimento e publicação de conteúdo de Business Intelligence de forma a proporcionar uma experiência de usuário superior a qualquer dispositivo. Todos os recursos do produto são cuidadosamente concebido para simplificar um processo de conexão segura a fontes de dados empresariais oferecendo percepção e análise para qualquer tipo de dispositivo.

Através dele, é possível criar e publicar rapidamente, pois o processo de construção do conteúdo Datazen – KPIs, dashboards, scorecards e relatórios – é simplificado para equilibrar facilidade e poder. Os dados da empresa são visíveis e facilmente acessados através da interface do usuário de navegação de dados do Aplicativo Datazen Publisher. Layouts de paineis personalizados são criados em minutos. Soluções completas baseadas no Datazen podem ser implantadas em uma questão de dias em vez de meses.

O aplicativo Datazen Publisher é o ponto único de criação e publicação de dashboard. Uma vez que as conexões de dados são feitas e layouts de painel criado, a publicação no painel de controle significa disponibilidade imediata em todas as plataformas móveis.

O Microsoft Datazen foi projetada primeiramente para cenários móveis e, em seguida, para acesso web. Como tal, o produto oferece aplicativos nativos para todas as plataformas móveis, suporta o uso offline para cenários desconectados, otimiza toda a interface do usuário para a entrada touch garantindo conexão segura e acessibilidade em todas as soluções móveis.

dashboards
“… O Microsoft Datazen foi projetada primeiramente para cenários móveis…”

Em resumo, o Microsoft Datazen foi criado para resolver dois grandes pontos fracos em nossa indústria de Business Intelligence:

  1. Velocidade de implementação;
  2. Qualidade da experiência do usuário (especialmente em dispositivos móveis).

O produto permite criação e publicação rápidas oferecendo idéias oportunas para grandes audiências a qualquer hora, em qualquer lugar.


No próximo post da série você aprenderá a configurar o servidor Windows Server 2012 r2 para instalação da nova ferramenta de analises de dados da Microsoft, o Datazen.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s